quinta-feira, 15 de março de 2012

Benefícios da Pimenta!

Hoje vou escrever um pouco sobre os benefícios do consumo da pimenta...
Essa postagem dedico ao meu namorado Luciano, que adora adicionar pimenta no prato!

A pimenta vermelha tem sua origem no Brasil (mais especificamente na Bahia) e no Peru, sendo seu descobrimento atribuído aos navegantes portugueses
e espanhóis. A pimenta pertence às plantas do
gênero Capsicum e nelas há um fitoquímico chamado capsaicina, responsável por garantir o sabor ardido do alimento. Este ardor causado pela pimenta, no entanto, não agrada a maioria da população brasileira, sendo parte da culinária de alguns poucos estados.

A grande maiorias dos estudos sobre os benefícios da pimenta apontam para as propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas e antimutagênicas da capsaicina.
Este fitoquímico possui a capacidade de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo por modular a formação de moléculas pró-inflamatórias através de ações sobre a ciclo-oxigenase (COX-2), prostaglandinas (PGE2) e fator de necrose tumoral (TNF-α), que estão associadas com doenças crônicas como diabetes, aterosclerose e câncer.
A capsaicina inibe a proliferação celular descontrolada, característica de células cancerosas, além de induzir a apoptose (morte) da linhagem de células malignas.
A capsaicina é encontrada na pimenta malagueta, cayenne, jalapeño, dedo-de-moça, entre outras. No entanto, a quantidade da substância varia de espécie para espécie.

A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha o efeito terapêutico. Isso é equivalente a ingerir até 06 unidades da pimenta dedo-de-moça, 03 unidades de pimenta jalapeño ou até ½ pimenta malagueta. Além disso, os frutos de Capsicum são também fontes de vitaminas C, complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico) e de vitamina A.

Confira mais sobre a pimenta:
bdm.bce.unb.br/bitstream/.../2008_RaquelDaneliczenZancanaro.pdf

(Fonte: VP Nutrição Funcional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário